OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE O QUESTIONÁRIO:

 

 

IDEIAS GERAIS

 

Você encontra nessa mesma seção, em blocos e também em arquivo único (para que você escolha a maneira mais fácil de organizar o material), um questionário sobre a matéria do 4º bimestre. Na medida em que a matéria vai sendo ministrada, o aluno deve ir respondendo as questões (veja orientações que se seguem). Ao final, o material integrará cerca de 120 questões.

Observe que nem todas as questões estão apresentadas na ordem em que a matéria foi exposta na aula. Assim, se surgir algo que você ainda não estudou, pule esta questão e aguarde.

 

O questionário tem vários propósitos:

 

a)     permitir o estudo dirigido de cada parte da matéria do 4º bimestre;

b)    não sobrecarregar o aluno com um questionário extenso, fornecido às vésperas da prova;

c)     quem responder ao questionário seguindo as regras abaixo, poderá fazer uso dele no dia da prova do 4º bim. (consulta permitida).

 

A elaboração do questionário é facultativa, mas somente os que optarem por fazê-lo poderão se valer do material na hora da prova (veja outras explicações, na sequência).

 

 

COMO ESTÁ ORGANIZADO?

 

1.- O questionário está dividido em partes, com a divisão didática da matéria a ser estudada. Isto facilitará as respostas das questões e a consulta no momento da prova.

 

2.- A maioria das questões pode ser respondida de forma sucinta, com uma expressão ou uma única linha.

 

3.- Será fácil perceber que algumas perguntas parecem repetitivas. Isto se deve, porém, à preocupação do professor em adequar, da melhor forma possível, a redação do questionário com a redação das questões da prova.

 

4.- Para a solução da prova será preciso observar que uma mesma pergunta de múltipla escolha envolve, com frequência, mais de uma questão do nosso questionário. Isto porque as várias alternativas trazem particularidades que não podem ser resolvidas numa única pergunta dissertativa. Deve-se atentar para o fato de que, em alguns casos, a própria formulação da pergunta já representa, de certa forma, a resposta de alguma questão da prova.

 

 

COMO DEVE SER RESPONDIDO?

 

1.- Somente inicie a solução do questionário depois de haver estudado a matéria lecionada na semana.

 

2.- Você pode usar o texto impresso das perguntas, adaptando-o para a elaboração do seu questionário. Todavia, as respostas deverão ser manuscritas (use caneta azul ou preta). Não esqueça de colocar, no começo do questionário, o seu nome, número e turma.

 

3.- Cada aluno deverá elaborar o seu próprio questionário, encadernando-o numa pasta (não serão admitidas folhas avulsas). No momento da prova, somente os alunos que tiverem o seu próprio questionário encadernado poderão utilizá-lo. Isto significa que não será admitido o uso de questionários fotocopiados ou emprestados de outros colegas.

 

4.- Durante a prova também não será permitida a troca ou cessão de questionários ou de parte deles.

 

5.- Ao final da prova, todos os questionários utilizados deverão ser entregues ao professor (ainda que estejam incompletos).

 

6.- Cada questionário deve conter, na parte final, uma folha em branco ou pelo menos vinte linhas não utilizadas. Este espaço servirá para a coleta de amostras do padrão de letra, antes do início da prova. Nenhuma parte do questionário, por menor que seja, poderá ter sido produzida por pessoa diversa do aluno indicado na página inicial.

 

7.- O aluno que fizer uso de questionário que não atenda aos padrões exigidos pelo professor terá a sua prova anulada (nota “zero”), considerando que tal comportamento equivale ao uso de consulta vedada.

 

8.- Os alunos que não quiserem responder ao questionário não poderão fazer uso, durante a prova, de qualquer outro tipo de anotação ou de material de estudo.

 

9.- Durante a prova não será permitido o uso de legislação ou qualquer outro material de estudo.

 

10.- O aluno poderá fazer uso do questionário elaborado nos termos desta orientação, ainda que incompleto.

 

11.- Os casos não previstos nestas disposições serão resolvidos pelo professor.